Governos pressionaram por alterações em relatório do IPCC

governos x relatório do IPCC
ENB

O relatório síntese do 6º ciclo de avaliação do IPCC, lançado nesta semana, foi antecedido por uma verdadeira novela diplomática. Nos bastidores do encontro do Painel em Genebra, na Suíça, representantes de governos buscaram até o último momento possível, muito além do prazo inicial, modificar pontos ou termos do documento. 

O Earth Negotiations Bulletin (ENB) reconstituiu o passo-a-passo da novela. Por exemplo, a Arábia Saudita pressionou em favor de uma ênfase do texto às tecnologias de captura e armazenamento de carbono e de remoção de dióxido de carbono. Ao mesmo tempo, os representantes sauditas atuaram para vetar uma frase na qual o uso de combustíveis fósseis era apontado como “causa raiz” das mudanças climáticas. 

Os Estados Unidos também entraram no baile diplomático para barrar uma proposição de Índia, Bolívia e China relativa à transferência de tecnologia às nações em desenvolvimento como determinante para a rapidez da transição energética, o que poderia impor responsabilidades de capacity building aos países desenvolvidos. 

Por conta dessas cotoveladas entre os países, o documento final que deveria ter sido fechado na 6ª feira (17) da semana passada só foi concluído no domingo de manhã (19), o que quase comprometeu o cronograma de divulgação do relatório pela ONU. Bloomberg, Climate Home e Financial Times (com reportagem traduzida pela Folha) abordaram alguns pontos da novela diplomática no IPCC.

 Em tempo: Um dos pontos que deverá levantar bastante discussão na COP28 será a viabilidade da meta de limitar o aquecimento global em 1,5oC neste século. Pesquisas científicas recentes mostraram que ela ainda é viável, mas que a janela de oportunidade está ficando cada vez mais estreita, sem indicação de que os países estejam se esforçando para aproveitá-la. O Financial Times elencou os argumentos favoráveis (especialmente dos países vulneráveis) e contrários (defendidos, surpresa!, pela indústria fóssil) à manutenção dessa meta. O Valor publicou uma tradução da reportagem.

ClimaInfo, 24 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.