Apenas 2% das análises do Cadastro Ambiental Rural foram concluídas, mostra estudo

Cadastro Ambiental Rural
Cristina Leme Lopes

Vai de mal a pior a análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), previstos no Código Florestal (Lei 12651/2012) e fundamentais para a regularização ambiental das propriedades rurais no Brasil. Apenas 12% deles começaram a ser analisados pelos governos estaduais, e somente 2% tiveram análises concluídas.

Os dados são do estudo “Onde estamos na implementação do Código Florestal – Radiografia do CAR e do PRA nos estados brasileiros”, relativos a 2022. O levantamento é feito anualmente pela Climate Policy Initiative, afiliada à PUC-Rio.

A lentidão com os cadastros afeta a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), lembra a Folha. Nessa etapa, com base nas informações conferidas pelo CAR, o proprietário adere a um compromisso para recompor áreas desmatadas irregularmente na propriedade, como porções de reserva legal ou áreas de preservação permanente. E apenas sete estados completaram a implementação do PRA: Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais.

O estudo também alerta para “boiadas passando” em regulamentações estaduais. Um exemplo é Goiás, que aprovou uma lei mais flexível que o Código Florestal. A legislação não só anistia os desmatamentos ilegais ocorridos antes de 2008 como amplia esse prazo para desmates ocorridos até 2019.

“É uma aberração. Flagrantemente ilegal em relação ao Código Florestal. E também abre um precedente para outros estados fazerem essa mudança ou para que o próprio Congresso veja uma oportunidade de fazer isso no âmbito federal. É um retrocesso grave e traz mais insegurança jurídica”, afirmou Cristina Lopes, gerente de pesquisas da Climate Policy Initiative e coautora do estudo.

Tristemente, o Congresso já está agindo para tornar o Código Florestal letra morta. A Câmara aprovou a Medida Provisória 1150/2022, que dá um ano para o proprietário aderir à regularização após a convocação do órgão ambiental – o prazo previsto pelo código é de 180 dias. A MP ainda ganhou um “jabuti” que afrouxa a Lei da Mata Atlântica, acabando com qualquer restrição à destruição desse bioma.

Com a MP agora sob análise do Senado, diferentes organizações da sociedade civil se mobilizam para impedir. Na semana passada, o Observatório do Código Florestal divulgou nota técnica listando todas as ameaças embutidas na proposta.

“A alteração proposta prorroga indefinidamente o início da adequação à Lei nº 12.651, de 2012 (o Código Florestal), levando à anistia de 19 milhões de hectares de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal desmatados ilegalmente e que deveriam ser recuperados”, destaca o documento, repercutido por ((o))eco e Projeto Colabora.

Em tempo: A anistia concedida pelo Código Florestal a 80% dos proprietários de pequenas propriedades na Amazônia impediu a restauração de 14,6 milhões de hectares de terras agrícolas, com potencial de sequestro de carbono de 2,5 gigatoneladas. É o que aponta um estudo de pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, Embrapa, USP, UNICAMP e King´s College, de Londres, publicado no Communications Earth & Environment. O levantamento ainda mostra que, desde 2012, quando o Código Florestal entrou em vigor, mais da metade do desmatamento na Amazônia brasileira ocorreu em áreas de conservação designadas dentro de propriedades rurais privadas para a restauração da cobertura vegetal, informa o phys.org.

ClimaInfo, 17 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.