Ministro da Justiça assina “MP do Ouro”, de combate ao garimpo ilegal

25 de abril de 2023
MP do Ouro
Sérgio Lima / Poder360 - Pixabay

Mais um passo foi dado no combate ao garimpo ilegal de ouro. O ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou a medida provisória conhecida como “MP do Ouro”, que endurece as regras de compra e venda do metal no Brasil e altera as normas para transporte do produto extraído. O texto ainda será assinado pelos ministérios da Fazenda, de Minas e Energia, Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, que participaram de sua elaboração, antes de ir para a Casa Civil e, enfim, para as mãos do presidente Lula, explica a CNN.

De acordo com o blog da Andréia Sadi, no g1, os cinco principais pontos da MP são: aperfeiçoamento do controle pelo sistema financeiro; controle pela Agência Nacional de Mineração (ANM); controle pelos órgãos de segurança e de lavagem de dinheiro; previsão de apreensão e perda em favor da União do ouro irregular; e o fim da inacreditável presunção de boa-fé, bem como a possibilidade de responsabilizar os elos da cadeia de compra e venda do metal.

Alguns passos já haviam sido dados para combater esse crime. No fim de março, a Receita Federal estabeleceu a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica na compra e venda de ouro. E no início de abril, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a presunção de boa fé.

A MP do Ouro, portanto, dá base legal a essas decisões e a outras que aumentam o cerco sobre a cadeia ilegal do metal. O grande risco, porém, são os “jabutis” que o Congresso pode “pendurar” no texto durante sua análise na Câmara e no Senado. Vale lembrar que a “presunção de boa fé” no comércio de ouro foi um “jabuti” inserido na Lei Federal nº 12.844/2013.

Paralelamente, a Polícia Federal intensifica ações contra o comércio irregular. Na terça (25/4), deflagrou a operação Ponte de Ouro, para investigar suspeitos de intermediar a compra de ouro extraído ilegalmente da Terra Indígena Yanomami, informa o g1. A 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima autorizou o cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de bens, detalham Agência Brasil e Folha.

O inquérito aponta que o grupo teria movimentado mais de R$ 30 milhões em quatro anos. “E através de empresas de fachada ou com atividades regulares sem relação com a mineração, receberiam valores de diversos estados do país”, informou a PF.

E na Terra Yanomami, continua a operação Omawe, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo IBAMA para combater o garimpo ilegal na TI. Policiais e fiscais destruíram nove aeronaves utilizadas pelos garimpeiros na região, informam CNN e UOL.

ClimaInfo, 26 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar