Contra pressão de organizações de todo o mundo, presidente da COP28 recebe apoio do Reino Unido

26 de maio de 2023
COP28 UK apoia Al-Jaber
Ilustração Tiffany Herring /Axios; Fotos Getty

Pressionado por ambientalistas e lideranças políticas nos Estados Unidos e União Europeia, o presidente designado pelos Emirados Árabes Unidos da COP28, Sultan Al-Jaber, recebeu nesta 5ª feira (25/5) o apoio público do governo do Reino Unido.

A demonstração foi feita pelo ministro britânico para o net-zero, Graham Stuart, que classificou o futuro presidente da Conferência como “uma pessoa excepcional”. “Estamos ansiosos para trabalhar com os Emirados Árabes Unidos para garantir que a COP28 seja um sucesso e faça com que mais países se comprometam com as reduções de emissões de carbono necessárias”, disse Stuart durante coletiva de imprensa. A BBC repercutiu o comentário.

O apoio acontece poucos dias depois de Al-Jaber ser publicamente questionado por um grupo de parlamentares norte-americanos e europeus, que pediram à ONU e ao comando da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) o veto à escolha dele para a chefia da próxima COP. O argumento central contrário a Al-Jaber está no fato de ele ainda servir como CEO de uma empresa petroleira dos Emirados Árabes, o que impõe um óbvio conflito de interesses no coração das negociações climáticas.

De toda forma, a mudança é vista como improvável, apesar da pressão. Segundo o site Al-Monitor, além do apoio dos anfitriões da COP28, Al-Jaber também tem reunido declarações de suporte de outros governos e lideranças políticas importantes na agenda climática, como o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, e o comissário da União Europeia para o Green Deal, Frans Timmermans.

“As brigas em torno de Al-Jaber fazem parte de uma batalha mais ampla sobre o papel da indústria do petróleo na transição energética”, assinalou Ben Geman no Axios. “Ativistas temem que a COP28 seja vulnerável a influências da indústria que podem enfraquecer o resultado da cúpula”.

O desconforto dos ativistas climáticos com o comando da COP28 deve seguir alto. Isso porque, como a Sky News apurou, os organizadores da Conferência estão transformando o que deveria ser uma ocasião para discutir um futuro com clima seguro em uma “oportunidade de negócios”.

O governo dos Emirados Árabes está contatando empresas e oferecendo pacotes multimilionários de patrocínio, prometendo que elas “se beneficiarão do acesso e oportunidades de networking incomparáveis com governos e líderes empresariais globais”. O pacote mais caro custaria mais de R$ 40 milhões.

ClimaInfo, 26 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar