Sem acordo com o governo, servidores ambientais entram em greve geral

24 de junho de 2024
acordo governo servidores ambientais greve geral
IBAMA/Divulgação

Ação pode afetar trabalho do IBAMA e do ICMBio em 17 estados mais o Distrito Federal; combate ao fogo no Pantanal deve ser pouco prejudicado.  

Depois de meses de negociação infrutífera, os servidores ambientais do governo federal programaram para esta 2ª feira (24/6) o início de uma greve geral. A decisão deve paralisar equipes de órgãos como IBAMA e ICMBio em 17 estados e no Distrito Federal.

A demanda dos servidores ambientais continua a mesma: reajuste salarial nas mesmas condições que aquele aplicado pelo governo federal a outras categorias, como a da Polícia Federal, além da reestruturação da carreira e de melhorias nas condições de trabalho.

O governo federal, por sua vez, segue irredutível e sinalizou que não irá mexer na última proposta apresentada à categoria em abril. A rejeição da proposta do Ministério de Gestão e Inovação (MGI) pelos representantes dos servidores ambientais acabou precipitando o encerramento das negociações, mas a proposta segue na mesa.

A greve deve impactar principalmente as atividades administrativas dos órgãos ambientais federais, como a análise de pedidos de licença ambiental. Ações de campo, como a fiscalização contra desmatamento ilegal e outros crimes ambientais, também devem ser reduzidas. De acordo com O Globo, apenas situações emergenciais serão atendidas durante a greve.

O combate ao fogo no Pantanal também será mantido, já que a maior parte da equipe envolvida nessa operação é composta por brigadistas contratados por temporada. No dia a dia, poucos servidores efetivos atuam nesse tipo de atividade, como observou a Folha.

Enquanto isso, a Advocacia-Geral da União (AGU) deve ingressar nesta semana com um pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que a Justiça decrete a ilegalidade da greve. Segundo o Metrópoles, a decisão foi tomada em conjunto com o MGI e a Casa Civil da Presidência da República. “Acabou a paciência. Virou uma questão mais política que de direito sindical”, afirmou um ministro do governo à coluna, sob reserva.

 

 

__________

ClimaInfo, 24 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar