Brasil em chamas 2: quase 19 milhões de pessoas foram atingidas por efeitos do fogo

É quase o dobro de pessoas apontado pelo balanço anterior da CNM, feito em setembro, quando entidade levantou que fogo atingia 10 milhões de brasileiros.
7 de outubro de 2024
Brasil em Chamas pessoas afetadas
Joédson Alves/Agência Brasil

Os estragos da “pandemia” de incêndios florestais que atinge o Brasil de norte a sul continuam crescendo. Pelo menos 18,9 milhões de pessoas foram afetadas pelo fogo e os prejuízos econômicos das cidades somam mais de R$ 2 bilhões, de acordo com o Boletim dos Incêndios Florestais, elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O boletim reúne informações dos decretos municipais sobre os incêndios. Em meados de setembro, o documento mostrou que ao menos 10,1 milhões de brasileiros tinham sido atingidos diretamente pelas chamas. Ou seja, o número quase dobrou em menos de um mês. Na época, a entidade alertou que se tratava de uma estimativa conservadora, pois considerava apenas os diretamente afetados pelos incêndios e não a população total dos municípios e nem os que tinham respirado fumaça gerada a milhares de quilômetros de distância. O mesmo vale para os números atuais.

A comparação com o ano de 2023 mostra como o cenário é alarmante, destaca a confederação. De janeiro a setembro do ano passado, apenas 12,7 mil pessoas foram afetadas diretamente, e os prejuízos representaram R$ 36,1 milhões.

Ao todo, 684 municípios estão em situação de emergência devido às chamas, informam CNN, O Dia e Agência Senado. A CNM alerta que ao menos 10,7 mil pessoas tiveram de deixar as suas casas este ano – número que também pode ser maior, pois a informação sobre desalojados e desabrigados não havia sido preenchida pela maioria dos municípios quando a entidade consolidou os dados.

Os efeitos dos incêndios florestais têm sido particularmente mais dramáticos para os Povos Indígenas, destaca a BBC, em matéria reproduzida pela Folha. Um exemplo vem da Amazônia. Muitos incêndios na região invadem Unidades de Conservação e Terras Indígenas, na maior parte das vezes por tentativas deliberadas de tomar terras.

“Se esses incêndios continuarem, nós, indígenas, vamos morrer”, desabafou Raimundinha Rodrigues de Sousa, que comanda o serviço voluntário de bombeiros da TI Caititu, em Lábrea, no Amazonas. A cidade está no top 10 dos nefastos rankings dos incêndios florestais e do desmatamento no Brasil. 

“Agora, [o fogo] mata as plantas; daqui a pouco, seremos nós, porque inalamos muito [fumaça]”, lamentou ela. “É um fogo muito agressivo, que mata tudo que vê em seu caminho.”

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar