Parlamentares se articulam para derrubar vetos de Lula ao PL da Devastação

Entre os defensores do texto original estão deputados e senadores da base governista, alguns aliados de 1ª linha de Lula.
14 de outubro de 2025
parlamentares derrubar vetos lula pl da devastação prancheta 1
Saulo Cruz/Agência Senado

“Vamos derrubar tudo, porque tudo que aprovamos aqui estava acordado com o ministro [da Casa Civil] Rui Costa e a ministra [das Relações Institucionais] Gleisi Hoffman”.

A fala sobre os 63 vetos do presidente Lula ao PL da Devastação (2.159/2021), que deverão ser analisados pelo Congresso até amanhã (16/10), não é de um parlamentar da oposição. É do líder do PSD no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), aliado de primeira hora do governo, destaca o Valor. Aziz defende cegamente o asfaltamento da BR-319, rodovia entre Manaus e Porto Velho, assim como alas do governo Lula. Aziz acusou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de “atrasar” o desenvolvimento, na mesma audiência na qual ela foi covardemente atacada por Marcos Rogério (PL-RO) e Plínio Valério (PSDB-AM).

A derrubada dos vetos de Lula e o retorno do texto original, aprovado em plena madrugada na Câmara às vésperas do recesso parlamentar, têm, portanto, apoio de deputados e senadores da base governista. Os vetos tornaram um projeto horroroso em “apenas” muito ruim, como mostraram especialistas e organizações da sociedade civil. Mas para a bancada da destruição, quanto pior, melhor. Ainda mais se for a poucos dias da COP30, a 1ª Conferência do Clima a acontecer na Amazônia.

Assim como ocorreu na votação na Câmara e no Senado, parece que o governo não quer fazer muita força para evitar a derrubada dos vetos. Supostamente há negociações com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a bancada do agronegócio no Congresso, pela manutenção de alguns pontos. Mas, segundo a Folha, a ordem entre os agro-parlamentares é derrubar tudo.

Coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo cobra um posicionamento do governo Lula para impedir que a análise chegue a ser pautada. Mas, se isso acontecer e deputados e senadores derrubarem os vetos, a inconstitucionalidade de vários artigos do texto original garante como certa a judicialização do PL da Devastação, disse ela n’O Globo.

“A avaliação dos parlamentares contrários ao veto é a de que o caminho a partir da derrubada dos vetos é o mais poderoso para retomar os pontos ao texto. O governo precisa lutar politicamente para manter os vetos. Se não, o veto é um teatro. Sabemos que a oposição tem votos suficientes para derrubar os vetos. Uma judicialização seria imediata por inconstitucionalidade”, explicou.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar