Brasil veta resolução da ONU sobre desmatamento e EUA veta resolução sobre geoengenharia

14 de março de 2019

Na Assembleia da ONU Meio Ambiente que termina hoje em Nairóbi, a União Europeia propôs uma resolução pelo desmatamento zero. A resolução fazia parte de uma série de medidas ligando nutrição, produção de alimentos e uso da terra. O Brasil quis colocar a palavra “ilegal” entre o desmatamento e o zero, como na nossa NDC. A União Europeia não concordou e retirou a proposta.

A Suíça apresentou uma outra proposta estabelecendo um cronograma para a criação de uma estrutura de governança para a geoengenharia. A Suiça e muitos outros países não querem ver experiências e projetos acontecendo sem que se conheça bem os efeitos principais e colaterais das intervenções. Os EUA e a Arábia Saudita vetaram a proposta, dizendo que o tema climático tem um foro dedicado, a Convenção do Clima.

Analogamente ao momento particularmente sensível que por aqui vivemos, deixar pesquisadores e empreendedores soltos com ideias que podem mudar o clima do planeta é como deixar armas nas mãos de adolescentes descontrolados. Dani Chiaretti, no Valor, e Sara Stefanini, no Carbon Brief, escrevem sobre os vetos.

 

Boletim ClimaInfo, 15 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar