Os índios que não querem o mundo de Bolsonaro

14 de março de 2019

No De Olho nos Ruralistas, Clarissa Beretz foi até o Xingu para conversar com o cacique Aritana Yawalapiti, um dos mais antigos e respeitados da região. Falando sobre as opiniões de Bolsonaro sobre o desejo do índio se integrar à produção do mundo capitalista, a resposta do cacique é direta: o governo tem que respeitar o modo de vida de todas as tribos. “Não precisamos plantar soja. Temos a nossa roça, mandioca, milho, pesca, caça… O governo tem uma dívida histórica com os indígenas. Tomaram tudo o que tínhamos, principalmente dos parentes de outras etnias: terra, madeira, riquezas minerais. Então, tem mais é que dar melhorias. E sem contrapartida. Queremos internet, televisão, dentista? Sim, precisamos! Mas que respeitem a nossa forma de vida.”

Aritana Yawalapiti viveu com os lendários irmãos Villas-Bôas, de quem recebeu a recomendação: “Você é quem vai tomar conta dessa terra. Quando o branco entrar aqui, ele vai vir com papéis e panos coloridos para convencer vocês. No dia em que você deixar, acabou o Xingu.” Hoje, falando pelo WhatsApp, ele organiza o grupo com o filho e outros jovens graduados para defender seu território.

 

Boletim ClimaInfo, 14 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar