Plataforma oferece “transparência climática radical” sobre sobre as emissões globais de 20 setores econômicos

9 de novembro de 2022

A partir de ontem é possível acompanhar as emissões de praticamente todas as fontes de gases de efeito estufa em praticamente todo o mundo: a Climate Trace lançou seus dados relativos aos últimos quatro anos de cada planta emissora, da geração elétrica e de calor até cada lixão ou aterro sanitário. 

Os dados são fruto da análise de muita fotografia de muito satélite, e combinações de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Do cruzamento do local com a atividade, por exemplo, a localização de uma grande siderúrgica, foi possível associar as emissões à produção da planta. E cada novo dado que entra, realimenta o sistema e o torna mais preciso.

A importância do feito não pode ser subestimada. Além de colocar uma lupa em todas as atividades emissoras, os dados permitem melhorar a qualidade dos relatórios do chamado Escopo 3, as emissões associadas à cadeia de valor das empresas.

Uma empresa que compra aço de uma grande siderúrgica, agora pode saber da emissão embutida em cada tonelada do produto. Mais que reportar corretamente, a empresa, agora, tem possibilidade de comprar de um fornecedor menos poluente.

O Guardian apurou na plataforma que os dados mostram emissões de refinarias e centros de processamento de óleo e gás três vezes maiores do que o declarado pelas empresas. Apurou também que a Arábia Saudita aparentemente “esqueceu” de contabilizar as emissões de suas refinarias no inventário nacional. A Bloomberg deu outro exemplo: só as cinco maiores térmicas chinesas emitem, por ano, mais do que a Colômbia. O New York Times também repercutiu o lançamento da plataforma.

No lançamento da plataforma, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “a crise climática está diante de nossos olhos – mas também está escondida da vista de todos. Temos enormes lacunas de dados sobre emissões, finanças e de adaptação. E é impossível gerenciar e controlar efetivamente o que não podemos medir.” Guterres elogiou a iniciativa e cumprimentou um dos patrocinadores, o ex-vice presidente Al Gore.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar