“Bonde da alegria” no Egito: com assessores e primeiras-damas, delegação brasileira é a 2ª maior da COP27

COP27 delegação Brasil
Carbon Brief

O Brasil registrou 570 pessoas para participar de sua delegação oficial do país na COP27, o 2º maior número em Sharm el-Sheikh, superando até mesmo o Egito, país-sede da Conferência deste ano. O país está atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos na relação nacional de delegados – mas os líderes dessa lista têm uma justificativa plausível para isso: eles serão os anfitriões da COP28, no ano que vem.

A Folha destrinchou os números da delegação brasileira no Egito. Chama a atenção a presença limitada de pesquisadores e membros da sociedade civil e o carnaval de assessores de alguma coisa e mesmo primeiras-damas de municípios e estados brasileiros, além de esposas de parlamentares. Outra presença de destaque é a do empresariado: na lista de delegados brasileiros, estão CEOs e executivos de empresas do país, como a JBS.

Historicamente, o Brasil sempre se caracterizou por levar delegações numerosas às COPs climáticas. Entretanto, até o governo Temer, elas incluíam também nomes da Academia e da sociedade civil. Sob Bolsonaro, com a retórica antiativismo de seu governo, isso praticamente acabou. A expectativa é de que, com Lula, o Itamaraty volte a registrar representantes sociais e cientistas na delegação brasileira para as próximas COPs.

O Carbon Brief também fez uma análise interessante sobre as delegações nacionais registradas para participar da COP27.

 

ClimaInfo, 11 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.