Sobra falatório, falta liderança política nas negociações climáticas da ONU

22 de novembro de 2022
COP27 falta de liderança
UNFCCC COP27 Flickr

O texto final da COP27 cita o objetivo do Acordo de Paris para limitar o aquecimento global em 1,5ºC neste século e, ao menos no papel, reforça o compromisso dos países em torno dessa meta. No entanto, para o climatologista Jonah Rockström, uma das maiores autoridades do mundo no tema, esse objetivo morreu politicamente em Sharm el-Sheikh.

“O que é mais perturbador é que não há um número suficiente de pessoas incomodadas com o fato de que o mundo não irá dar conta de pagar perdas e danos a todos se o aquecimento continuar sem diminuir”, ressaltou Rockström em entrevista ao Valor. “O mundo precisa reduzir as emissões globais em 50% em um prazo de sete anos. No entanto, em Sharm el-Sheikh, ainda ficamos discutindo se vamos reduzir ou eliminar gradualmente o carvão. E não estávamos sequer dispostos a falar sobre reduzir ou eliminar todos os combustíveis”.

A decepção também é grande na questão do financiamento. Na Folha, o embaixador José Carlos da Fonseca Jr. e o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung lamentaram a falta de avanços na luta contra a mudança do clima e a ausência de liderança de países e organizações na COP27. “O momento é de alerta, inclusive, para o Brasil, que tem um papel estratégico na agenda climática”.

Nesse sentido, como bem assinalou o Washington Post, a definição em torno das regras do fundo para perdas e danos, programada para acontecer ao longo do próximo ano para ser concluída na COP28, será vital para que os países consigam efetivamente avançar na questão do financiamento.

“Temos o fundo, mas precisamos de dinheiro para fazê-lo valer a pena”, disse Mohamed Adow , diretor-executivo do think tank Power Shift Africa, com sede em Nairóbi. “O que temos é um balde vazio. Agora precisamos preenchê-lo para que o apoio possa fluir para as pessoas mais impactadas que estão sofrendo agora nas mãos da crise climática”.

 

ClimaInfo, 23 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar