Tropeços da COP27 podem forçar mudanças nas negociações climáticas

22 de novembro de 2022

Mesmo com resultados importantes na COP27, é praticamente consenso entre diplomatas e observadores que o processo de negociação em Sharm el-Sheikh foi um dos mais acidentados desde a hecatombe política da COP15 de Copenhague, em 2009. Isso pode resultar em mudanças no modelo de negociação da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), responsável pelas Conferências.

O secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, reconheceu ao Financial Times que pretende “revisar e procurar áreas de melhoria” no funcionamento das negociações, com vistas a torná-las mais eficazes. “O processo precisa ser o mais simplificado possível”, disse.

Uma das broncas mais fortes está no comportamento da Presidência da COP27, encabeçada pelo ministro egípcio do exterior Sameh Shoukry. Para alguns negociadores, a falta de transparência foi um problema grave que comprometeu o funcionamento da Conferência.

Falta de foco e de organização nas conversas, documentos divulgados em cima de hora, diversas sessões fechadas a observadores não-governamentais e o ambiente de perseguição imposto pelas autoridades egípcias estão entre os problemas mais citados.  O Valor também repercutiu a notícia.

 

ClimaInfo, 22 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar