Greta critica prisão por protestos climáticos e mira Fórum de Davos

18 de janeiro de 2023
Greta Thunberg presa
FEDERICO GAMBARINI

Detida na última 3ª feira (17/1) por participar de protestos contra a expansão de uma mina de carvão na Alemanha, a ativista Greta Thunberg foi liberada pelas autoridades policiais e criticou duramente a reação do governo alemão às manifestações. Para ela, o projeto em Lützerath é uma “traição” às gerações presentes e futuras.

“Fiz parte de um grupo de pessoas que protestou pacificamente contra a expansão de uma mina de carvão na Alemanha. Fomos questionados pela polícia e depois detidos, mas fomos soltos mais tarde naquela noite”, explicou Greta em um post no Twitter. “A proteção do clima não é um crime”. CNN e Reuters deram mais informações.

As manifestações contra a expansão da mina de Lützerath começaram há cerca de 10 dias. Localizada na região oeste da Alemanha, o projeto de expansão prevê a demolição de um pequeno vilarejo já desocupado. Para o governo alemão, a mina pode facilitar a segurança energética do país no contexto da crise geopolítica com a Rússia. No entanto, para os ativistas climáticos, o projeto só vai aumentar a dependência de combustíveis fósseis da maior economia da Europa.

Enquanto isso, Greta deve se dirigir hoje (19/1) para Davos, na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial. Segundo a Reuters, ela se encontrará com o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, junto com as ativistas Helena Gualinga, Vanessa Nakate e Luisa Neubauer. Já a Euronews destacou que elas deverão participar também de manifestações com outros ativistas contra a indústria dos combustíveis fósseis e seus representantes em Davos.

 

ClimaInfo, 19 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar