Presidente da COP28 pede engajamento da indústria fóssil contra crise climática

COP28 indústria fóssil
AP / Kamran Jebreili

O presidente designado para a próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP28) defendeu que a indústria dos combustíveis fósseis faça uma sinalização mais forte de seu engajamento com os esforços contra a mudança do clima. “Deixe-me pedir a vocês que descarbonizem mais rápido”, disse Sultan al-Jaber nesta 3ª feira (7/3) durante a CERAWeek, a maior conferência de petróleo e gás dos EUA.

O comentário de al-Jaber chama a atenção já que, além de indicado para o comando das negociações climáticas deste ano, ele também é CEO de uma petroleira estatal dos Emirados Árabes Unidos. A indicação vem sendo bastante criticada por ativistas climáticos e pela sociedade civil internacional, sob o argumento de que al-Jaber possui conflito de interesses sendo um executivo da indústria fóssil negociando restrições para o próprio setor.

Nos últimos meses, al-Jaber chamou a atenção por defender a presença da indústria dos combustíveis fósseis na mesa de negociação dos países e minimizar projeções científicas que apontam para a necessidade do mundo diminuir ainda nesta década seu consumo de petróleo, gás natural e carvão para viabilizar os objetivos climáticos do Acordo de Paris.

Em sua fala, al-Jaber defendeu que os países ampliem seus investimentos em energias renováveis. “Segundo a IEA [Agência Internacional de Energia], em 2022, o mundo investiu US$ 1,4 trilhão na transição energética. Precisamos de mais de três vezes essa quantidade”, afirmou. O executivo também assinalou que os países em desenvolvimento precisam de mais apoio. “Apenas 15% do investimento em tecnologia limpa chega às economias em desenvolvimento no Sul global, onde vivem 80% da população”.

Associated Press, CNBC, Independent, Reuters e Um Só Planeta repercutiram a fala de al-Jaber.

Em tempo: No mesmo evento, o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, reconheceu que as tensões geopolíticas de seu país com a China estão dificultando as conversas bilaterais em torno da questão climática. “Infelizmente, no ano passado, aconteceu o que não era para acontecer, que é a questão do clima se misturar com todas as outras tensões que existem entre nossos países. Então, eles [China] recuaram um pouco”, disse Kerry. Segundo o Axios, o representante dos EUA conversou com o futuro presidente da COP28, Sultan al-Jaber.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.