Presidente da COP28 pede engajamento da indústria fóssil contra crise climática

7 de março de 2023
COP28 indústria fóssil
AP / Kamran Jebreili

O presidente designado para a próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP28) defendeu que a indústria dos combustíveis fósseis faça uma sinalização mais forte de seu engajamento com os esforços contra a mudança do clima. “Deixe-me pedir a vocês que descarbonizem mais rápido”, disse Sultan al-Jaber nesta 3ª feira (7/3) durante a CERAWeek, a maior conferência de petróleo e gás dos EUA.

O comentário de al-Jaber chama a atenção já que, além de indicado para o comando das negociações climáticas deste ano, ele também é CEO de uma petroleira estatal dos Emirados Árabes Unidos. A indicação vem sendo bastante criticada por ativistas climáticos e pela sociedade civil internacional, sob o argumento de que al-Jaber possui conflito de interesses sendo um executivo da indústria fóssil negociando restrições para o próprio setor.

Nos últimos meses, al-Jaber chamou a atenção por defender a presença da indústria dos combustíveis fósseis na mesa de negociação dos países e minimizar projeções científicas que apontam para a necessidade do mundo diminuir ainda nesta década seu consumo de petróleo, gás natural e carvão para viabilizar os objetivos climáticos do Acordo de Paris.

Em sua fala, al-Jaber defendeu que os países ampliem seus investimentos em energias renováveis. “Segundo a IEA [Agência Internacional de Energia], em 2022, o mundo investiu US$ 1,4 trilhão na transição energética. Precisamos de mais de três vezes essa quantidade”, afirmou. O executivo também assinalou que os países em desenvolvimento precisam de mais apoio. “Apenas 15% do investimento em tecnologia limpa chega às economias em desenvolvimento no Sul global, onde vivem 80% da população”.

Associated Press, CNBC, Independent, Reuters e Um Só Planeta repercutiram a fala de al-Jaber.

Em tempo: No mesmo evento, o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, reconheceu que as tensões geopolíticas de seu país com a China estão dificultando as conversas bilaterais em torno da questão climática. “Infelizmente, no ano passado, aconteceu o que não era para acontecer, que é a questão do clima se misturar com todas as outras tensões que existem entre nossos países. Então, eles [China] recuaram um pouco”, disse Kerry. Segundo o Axios, o representante dos EUA conversou com o futuro presidente da COP28, Sultan al-Jaber.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar