Marina Silva reafirma atuação técnica do IBAMA na foz do Amazonas

“Independentemente de um ministro ou outro procurar o IBAMA para dialogar, a concessão da licença ocorre por um processo técnico”, lembrou titular do Meio Ambiente.
12 de março de 2025
marina silva atuação técnica ibama foz do amazonas
Reprodução / TV Cultura

O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira anunciou que iria ao IBAMA nesta semana conversar com o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho. Silveira questiona o parecer técnico que recomendou negar a licença para a Petrobras perfurar um poço na foz do Amazonas. Por isso, quer convencer Agostinho a não segui-lo e conceder a autorização.

Diante da pressão sobre o IBAMA, que aumentou desde que Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) assumiu a presidência do Senado no início de fevereiro, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva vem defendendo o órgão. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na 2ª feira (10/3), Marina repetiu pela enésima vez o que vem falando desde a primeira negativa feita à Petrobras, em maio de 2023: a decisão do IBAMA é técnica. E não adianta visita ao órgão para resolver isso.

“Independentemente de um ministro ou outro procurar o IBAMA para dialogar, a concessão da licença ocorre por meio de um processo técnico, que avalia a viabilidade ambiental do empreendimento”, disse Marina. “Se todas as dificuldades forem superadas durante o processo de licenciamento, a licença pode ser concedida. Caso contrário, ela é negada. Mas é uma decisão técnica”, reforçou a ministra.

Marina foi questionada sobre o presidente Lula, que entrou com afinco no debate sobre a licença para a foz do Amazonas, ao ponto de acusar o órgão ambiental de “lenga-lenga” e de dizer que ele agia “contra o governo”. A ministra não negou que Lula defenda a exploração de combustíveis fósseis na região, mas ressaltou que o presidente quer que ela ocorra “da maneira correta”, relata o Poder 360.

“O contexto e a forma como ele [Lula] falou [em entrevista à rádio Clube do Pará em 14 de fevereiro] foram no sentido de que as coisas devem ser feitas corretamente, com bases sustentáveis. Se forem feitas de forma sustentável, a decisão de não conceder a licença não será política”, explicou.

Às vésperas da COP30, em Belém, e sendo o nome mais forte do governo nas discussões sobre a agenda climática global, Marina Silva disse não pretender deixar a pasta que comanda. Também ressaltou que não está isolada e que já enfrentou situações parecidas nos governos anteriores de Lula – como no licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que se tornou um grande problema socioambiental para o país.

Marina também falou sobre a defesa do meio ambiente como um caminho que traz esperança em meio ao momento distópico vivido pelo mundo, com guerras de vários tipos, inclusive as tarifárias, destaca a Folha. “Se a gente olhar para o mundo hoje, não há uma grande narrativa que nos agregue, como já foi a igualdade, a liberdade e a fraternidade”, analisou. “Tudo isso teve o seu momento, mas hoje a gente vive a necessidade de outras respostas, agregando os ganhos históricos dessas contribuições”.

Poder 360, Carta Capital, CNN, Estadão, InfoMoney e O Globo também repercutiram a entrevista de Marina Silva.

  • Em tempo: Defensores da exploração de petróleo na foz do Amazonas comemoraram um parecer técnico publicado pelo IBAMA na 2ª feira (10/3). O órgão autorizou o plano da Petrobras de limpeza da plataforma de perfuração que a petroleira pretende usar para abrir o poço no bloco FZA-M-59, no litoral do Amapá, se a licença for concedida. A Petrobras constatou a presença no casco da plataforma do Coral-Sol, uma espécie invasora, informa o Valor. Contudo, o IBAMA informou que se trata de uma etapa de rotina no setor de petróleo quando há previsão de deslocamento de plataformas ou embarcações de regiões com ocorrência de Coral-Sol para outra sem registro da espécie e que não representa qualquer deliberação conclusiva quanto à concessão ou não da licença para o poço na foz.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar