PL do licenciamento ambiental é “repleto de inconstitucionalidades”, destaca Observatório do Clima

Análise mostra que comissões do Senado mantiveram os principais retrocessos do texto aprovado pelos deputados em 2021.
19 de maio de 2025
PL licenciamento ambiental
Andressa Anholete / Agência Senado

O Projeto de Lei 2.159/2021, que flexibiliza o licenciamento ambiental e está em análise no Senado, é “repleto de inconstitucionalidades, promovendo a fragmentação normativa entre estados e municípios e criando um cenário de insegurança jurídica que tende a gerar, como um dos seus principais efeitos, uma enxurrada de judicialização. Em vez de estabelecer regras claras, juridicamente coesas e efetivas, como se espera de uma Lei Geral, o projeto abre caminho para o caos regulatório e o aumento da degradação ambiental”.

A análise faz parte de uma nota técnica divulgada na 6ª feira (16/5) pelo Observatório do Clima (OC) sobre o PL, informaram O Globo, ISA, Colabora, Ciclo Vivo e Sul21. O documento analisa artigo por artigo, compara o texto aprovado pelos deputados em 2021 com as alterações propostas no Senado e traz comentários de especialistas do OC. “É o maior retrocesso na legislação ambiental dos últimos 40 anos, desde a Constituição”, reforçou a ex-presidente do IBAMA e coordenadora de Políticas Públicas do OC, Suely Araújo.

Os últimos pareceres sobre o projeto, assinados pelos relatores das comissões de Agricultura, senadora Tereza Cristina (PP-MS), e Meio Ambiente, senador Confúcio Moura (MDB-RO), foram apresentados em 7 de maio. A votação do texto atualizado pelos relatores das duas comissões do Senado está prevista para a próxima quarta-feira (21/5). Se aprovado, irá a plenário na sequência imediata, conforme anunciado no Senado.

O OC destaca que os pareceres de Tereza Cristina e Confúcio Moura mantiveram os retrocessos do texto aprovado na Câmara dos Deputados. Conforme a avaliação, o projeto “não apenas ameaça intensificar a poluição, o desmatamento, as emissões de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade, mas também as desigualdades sociais”.

O PL também ameaça direitos de Povos Indígenas, Quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais, ao restringir a participação das autoridades que respondem pela proteção dos direitos dessas populações apenas aos casos em que os seus territórios estiverem formalmente homologados ou titulados, explica o OC. Trata-se de conflito direto com a Constituição Federal, entre outros existentes na proposta.

A nota técnica ainda destaca a dispensa de licenciamento ambiental para várias atividades agropecuárias. Se o PL for aprovado como está, passa a ser regra para a grande maioria dos casos o simples preenchimento de um formulário autodeclaratório. O Senado ajustou o texto da Câmara, incluindo a referência à fiscalização e a punições em caso de irregularidades, o que é considerado insuficiente pelos especialistas do OC.

Outro ponto crítico é a desvinculação do licenciamento da outorga de uso da água e do uso do solo. “É justamente a outorga que integra o licenciamento ambiental à gestão de recursos hídricos. A fragmentação do licenciamento, de forma isolada das outorgas e do uso do solo, potencializará conflitos e tende a agravar impactos relacionados a eventos climáticos no que se refere à água.”

Em função da abrangência e da gravidade de suas consequências, o PL 2.159 é considerado o mais nocivo do chamado “Pacote da Destruição”, conjunto de propostas que tramitam no Congresso Nacional e que, se aprovadas, causarão dano irreversível aos ecossistemas brasileiros, aos Povos Tradicionais, ao clima global e à segurança de cada cidadão. O projeto recebeu as alcunhas de “mãe de todas as boiadas” e “PL da Devastação”.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar