A maior parte das emissões de gases do efeito estufa (GEE) brasileiras provém da mudança de uso da terra - numa porcentagem muito superior à média global. O principal impulsionador do desmatamento e da degradação florestal no país é o agronegócio, responsável por 73% das emissões brasileiras.
Em 2021, a destruição dos biomas brasileiros emitiu 1,19 bilhão de toneladas brutas de COP2 equivalente (GtCO2e). Um número maior do que as emissões do Japão.
A extensão do agronegócio em regiões como Matopiba e baixo Amazonas cria um ciclo vicioso: aumenta o desmatamento, que aumenta a degradação ambiental, e ambos aumentam as emissões, que pioram a degradação florestal. Prova disso é que, em 2023, com a contenção do desmatamento, em especial na região amazônica, o país registrou a maior queda de emissões em 15 anos.
Por isso, é fundamental que o Brasil se atenha ao compromisso de Desmatamento Zero até 2030 e intensifique a fiscalização e o cumprimento da legislação ambiental. O governo Bolsonaro não só afrouxou os mecanismos de controle como estimulou a destruição. Hoje é o Congresso, comandado pela bancada ruralista, que ameaça aprovar um “Pacote da Destruição”, que afrouxa a legislação ambiental. A “boiada” não pode mais passar.
Agricultura de baixo carbono, agroecologia, subsídios ao pequeno agricultor e fortalecimento de comunidades tradicionais são algumas das saídas já propostas pela sociedade civil para a redução das emissões do uso da terra no território brasileiro. Um país com menos veneno, mais comida e menos impactos socioambientais é possível e deve ser o nosso futuro.
Saiba mais
Em foco
Vídeos
Notícias

Senado aprova Licença Ambiental Especial em votação de 90 segundos

MPF aciona Justiça para anular licença ambiental para a Petrobras no pré-sal

MapBiomas: quase 10% dos processos para mineração no Brasil apresentam inconsistências

Quase metade dos ambientes aquáticos do planeta está gravemente contaminada por lixo

MP do “licenciamento express” será votada no Congresso nesta semana

Presidente do IBAMA vê risco de “guerra de flexibilizações” entre estados com PL da Devastação

ONGs vão à Justiça contra derrubada de vetos do PL da Devastação

Congresso destrói licenciamento e derruba quase todos os vetos do PL da Devastação

Parlamento Europeu aprova adiamento de lei antidesmatamento para o fim de 2026

Ruralistas preparam pacote no Congresso contra demarcação de Terras Indígenas

Governo elabora mapa de oportunidades do Brasil em minerais críticos





