Desmatamento e emissões brasileiras

Desmatamento e emissões brasileiras

É indiscutível que o desmatamento é o grande vilão das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Como mostra a análise de 2024 do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, apesar de uma queda de 12% nas emissões totais em 2023 em relação a 2022, o desmatamento continua como principal fonte de emissões no Brasil.

De acordo com o SEEG, a queda do desmatamento na Amazônia é o principal responsável por trás da redução das emissões brasileiras. No entanto, tal qual uma balança, as emissões associadas ao desmatamento de outros biomas subiram. 

A agropecuária registrou seu 4º recorde consecutivo de emissões, com 631,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente (MtCO2e), um aumento de 2,2% em relação a 2022. O aumento se deve principalmente ao crescimento do rebanho bovino, com a maior parte das emissões originárias da fermentação entérica, vulgo “arroto de boi”, com 405 MtCO2e emitidos. O setor agropecuário representou 28% das emissões brutas do Brasil no ano passado.

Além do desmatamento, há a degradação ambiental – que está diretamente relacionada à expansão das queimadas, especialmente nos meses de agosto e setembro, destaca dados do Imazon. (diretamente relacionada à expansão das queimadas, especialmente nos meses de agosto e setembro, destaca o Imazon. Junto com o fogo, seca e extração de madeira também contribuíram para esse processo.

O Pará, que se prepara para sediar a COP30 em novembro, lidera o ranking do desmatamento e, junto de Mato Grosso, têm como principais fontes de poluição climática o desmatamento e a atividade pecuária. Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins (Matopiba) também se destacam historicamente pelo desmatamento e degradação ambiental.

O Brasil é o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Reduzir o lançamento desses poluentes é fundamental para que o país contribua para o combate à mudança climática e assuma seu compromisso com o Acordo de Paris. 

Saiba mais

Relacionados

Vídeos

Notícias

Carregar Mais