Líderes “fogem” de eventos climáticos da ONU e ligam alerta de esvaziamento da COP27

COP27 esvaziamento
Jeenah Moon/Bloomberg

Nos últimos anos, a Assembleia Geral da ONU em NY tem servido como um “aperitivo” político para o que os países desejam discutir e fazer na Conferência sobre o Clima (COP), realizada poucos meses depois. Ela também tem sido uma ocasião para o secretário-geral António Guterres dar seus puxões de orelha e cobrar mais proatividade dos governos nas negociações climáticas.

Porém, o que se viu nesta semana foi um cenário diferente. A questão climática seguiu na ordem do dia do principal evento do calendário anual da ONU, mas perdeu parte de sua urgência neste ano por conta de fatores geopolíticos e econômicos – em particular, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a escalada dos preços dos combustíveis fósseis e da inflação.

Como a Bloomberg assinalou, isso se refletiu não apenas nos discursos dos principais chefes de estado e de governo, mas também na agenda deles em NY. Por exemplo, o presidente Joe Biden “deu cano” em uma conversa nesta 4a feira (21/9) presidida por Guterres e pelo presidente do Egito e anfitrião da COP27, Abdel Fattah el-Sisi. O colega francês, Emmanuel Macron, fez o mesmo. Nos dois casos, não houve explicação sobre a ausência deles.

Por falar no Egito, a Anistia Internacional reforçou as críticas das principais organizações defensoras dos Direitos Humanos contra o governo anfitrião da COP27, acusando-o de tentar encobrir uma década de “violações implacáveis” para melhorar sua imagem internacional antes da Conferência de Sharm el-Sheikh.

“As autoridades egípcias criaram a Estratégia Nacional de Direitos Humanos como um disfarce brilhante para suas implacáveis violações dos direitos humanos, pensando que enganariam o mundo antes da COP27. Mas a sombria realidade de seu histórico de Direitos Humanos não pode ser mudada por um golpe de relações públicas”, disse Agnès Callamard, secretária-geral da Anistia Internacional. A Associated Press deu mais informações.

Em tempo: O rei Charles III do Reino Unido ainda pretende viajar ao Egito para participar da COP27, informou o jornal Evening Standard. De acordo com a reportagem, o monarca pretende conversar com a primeira-ministra Liz Truss antes de tomar uma decisão. Desde que assumiu o trono, há duas semanas, a imprensa especula se Charles III manterá seu perfil “ativista” da causa climática dos tempos de príncipe. Ao mesmo tempo, de acordo com The Times, Truss ainda não confirmou sua presença na COP27, o que representaria a primeira ruptura com relação ao governo do antecessor Boris Johnson, entusiasta da COP26 de Glasgow.

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.