Ex-ministra Izabella Teixeira será conselheira da presidência da COP27 no Egito

Izabella Teixeira COP27
Divulgação

A ex-ministra do meio ambiente Izabella Teixeira foi convidada para o grupo de “amigos da COP”, que reúne nomes relevantes na agenda ambiental e climática internacional para assessorar a Presidência da COP durante e depois do evento. Ela já participará da 27a Conferência da ONU sobre o Clima (COP 27) nesta condição.

Respeitada internacionalmente pelo seu papel nas negociações que resultaram no Acordo de Paris, na COP21 em 2015, Teixeira foi ministra dos governos Lula e Dilma Rousseff e, atualmente, serve como copresidente do Painel Internacional de Recursos do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA).

A brasileira terá a companhia de outra veterana das negociações climáticas da ONU: a norte-americana Jennifer Morgan, ex-chefe do Greenpeace Internacional e atual enviada especial da Alemanha para o clima. A informação vem da Folha.

Enquanto isso, a Presidência da COP27 confirmou a indicação do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, como um de seus vice-presidentes. O convite foi feito pelo Egito, como anfitrião da Conferência, em virtude das chuvas históricas que atingiram o país asiático no último verão, deixando mais de 1,7 mil mortos, além de outros 33 milhões diretamente afetados pelas inundações que cobriram ⅓ do país.

A indicação reforça uma das propostas centrais do governo egípcio nesta COP: finalmente colocar perdas e danos como parte da agenda central de negociação entre os países.

“Estou honrado pelo convite para copresidir a COP27 no próximo mês. O mundo está reconhecendo a severidade do desafio climático que ameaça nossa civilização e desenvolvimento. Precisamos transformar essa percepção em ações concretas para combater as mudanças climáticas”, destacou Sharif em um post no Twitter.

 

ClimaInfo, 13 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.