Taxa os Bi

Taxa os Bi

Por que taxar os bilionários pode ser uma forma eficaz de combater as mudanças climáticas? 

Para entender isso, precisamos falar sobre desigualdade e crise climática. Os países ricos são os responsáveis pela maior parte das emissões que geram a crise climática. Já os países mais pobres, em sua maioria do Sul Global, emitem pouco, apesar de serem os mais impactados. A proposta da campanha #TaxaOsBi é criar um mecanismo de compensação para redução dos impactos do aquecimento global entre os mais pobres.

Segundo os criadores da campanha, os economistas Esther Duflo e Gabriel Zucman, os países ricos possuem uma “dívida moral” com os mais pobres, estimada em 500 bilhões de dólares. A taxação em 2% da riqueza de 3.000 bilionários geraria 250 bilhões de dólares ao ano – valor pode financiar grande parte da adaptação climática de mais da metade da população do planeta.

“Os bilionários do mundo representam emissões equivalentes a 66% da população mundial. Não é possível que essas pessoas continuem enriquecendo cada vez mais, acumulando e concentrando riquezas, acirrando a emergência climática e distribuindo miséria para todos os cantos do mundo. É uma questão de Justiça Climática”, explica à AFP Marcel Taminato, coordenador de Alianças Estratégicas da 350.org. 

“É urgente uma ampla justiça econômica e tributária que responsabilize esses grandes bilionários, que são cerca de 3.000 pessoas, porque são eles que mais poluem o planeta”, completa Lucas Louback, gerente de Campanhas de Mobilização da NOSSAS.
Saiba mais sobre a Campanha via taxaosbi.org ou pela hashtag #TaxaOsBi

Saiba mais

Relacionados

Vídeos

Notícias

Carregar Mais