- Observar e analisar os dados são atividades relevantes na apuração da pauta socioambiental e climática.
- As mídias sociais fornecem, em tempo real, um termômetro de comportamentos e opiniões da sociedade.
- Usar a análise do que é publicado nas mídias sociais como um observatório pode ser um complemento na apuração da reportagem, pois ajuda a “dar eco” ao que as pessoas estão falando sobre o assunto e a monitorar como políticos e membros da sociedade civil estão se posicionando sobre determinado tema.
- Ferramentas de exploração dos dados, como a Netlytic (mesmo na sua versão gratuita), possibilitam uma infinidade de retratos e investigações.
- Teoria dos Grafos é o modelo matemático que permite observar a estrutura das relações que conectam indivíduos.
Destaques da aula
Duração
Professor(a)s
Observar e analisar os dados são ações fundamentais para a boa cobertura de qualquer tema, mas tornam-se particularmente relevantes na cobertura das pautas ambientais. As mídias sociais podem ser um grande aliado nesse processo, pois fornecem, em tempo real, um termômetro de comportamentos e opiniões. Com as dicas desta aula, é possível ter as mídias sociais como fontes de informação – uma forma de dar voz à sociedade em geral.
A Teoria dos Grafos, explica Rita Paulino, é um modelo matemático que permite observar a estrutura das relações que conectam indivíduos (ou outras unidades sociais, como organizações) e apontar como essas relações influenciam comportamentos e atitudes. Com esse olhar, é possível identificar quem são os influenciadores de opiniões, qual a origem de determinadas informações e se os posicionamentos são positivos ou negativos.
“As pessoas usam as mídias sociais para se posicionar, mesmo que elas não travem um debate”, comenta a professora, lembrando que as hashtags são uma boa forma de identificar uma comunidade virtual. Segundo ela, também é possível pesquisar por termos específicos para encontrar opiniões isoladas.
Para que a ferramenta seja efetiva, Rita ressalta que, quando se trata de internet, a velocidade é determinante. “Quando a mídia publica algo, o monitoramento tem que iniciar em seguida, para que você possa levantar mais dados e ter material para depois pesquisar. Por isso, essas ferramentas são mais efetivas em assuntos que estão ‘quentes’ na mídia.”
A professora destaca, ainda, que em uma análise feita no Netlytic, a partir de posts do Twitter, é possível fazer essas ligações na cobertura para complementar a narrativa jornalística. Pode-se apurar nichos, identificar quem são os líderes e verificar quais empresas de comunicação estão falando sobre o assunto pesquisado. A ferramenta permite, ainda, observar a ênfase dos discursos e mensurar os ‘sentimentos’ das pessoas em relação ao tema; existem opções de análise de rede e de discurso.
Saiba mais
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