Fatos e dados sobre veículos elétricos

veículos elétricos

  • Os veículos elétricos serão uma importante tendência no mercado global de automóveis já durante a próxima década. Em 2016, o mercado de veículos elétricos ultrapassou o marco dos dois milhões de unidades no mundo todo – um aumento de 60% em relação a 2015. Para saber mais, clique aqui.

 

  • As vendas globais devem superar as vendas de veículos a combustão interna antes de 2040, prevê a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), e serão impulsionadas pela queda dos custos, pelas melhorias na tecnologia das baterias e pela expansão da infraestrutura de carga. Em 2025, quando o preço de um veículo elétrico deve se igualar a seu par movido a gasolina, as vendas dos elétricos vão realmente decolar. Para saber mais, clique aqui  e aqui.

 

  • O transporte elétrico salvará vidas ao diminuir a poluição do ar e esse será um passo importante em direção à mitigação das mudanças climáticas. Os veículos elétricos podem gerar menos emissões de dióxido de carbono do que os carros a gasolina e diesel, dependendo da origem da eletricidade usada para carregá-los. Para saber mais, clique aqui.

 

  • Uma grande frota de carros elétricos pode funcionar como um estoque capaz de complementar o fornecimento de energias renováveis à rede de distribuição dos países. Para saber mais, clique aqui.

 

  • As regulamentações econômicas de combustíveis nos Estados Unidos, na China e na Europa estão ficando cada vez mais estritas, tornando-se cada vez mais difíceis de serem atendidas sem o crescimento significativo dos veículos elétricos. Reino Unido e França anunciaram planos para banir a venda de carros novos a gasolina e diesel até 2040.  Para saber mais, clique aqui. A Noruega propôs uma meta de substituição dos carros a gasolina até 2025. Para saber mais, clique aqui. A China, maior mercado de veículos elétricos do mundo (para saber mais, clique aqui), estuda seguir o mesmo caminho.  Para saber mais, clique aqui.

 

  • O crescimento dos veículos elétricos vai diminuir a demanda por petróleo, talvez para um volume de 16,4 milhões de barris por dia, até 2040 – um pouco acima de um sexto da demanda atual. Para saber mais, clique aqui.

 

  • O crescimento de veículos elétricos não será afetado pelo fornecimento de matérias primas críticas das baterias nos próximos 13 anos, prevê a BNEF. Espera-se que haja um gargalo no suprimento dos insumos para bateria por volta de 2030, mas avanços tecnológicos nos químicos usados para estocagem de energia diminuirão a necessidade de insumos. Para saber mais, clique aqui.

 

  • À medida que os veículos elétricos ganham terreno, as montadoras tradicionais anunciam novos planos de desenvolvimento de linhas de novos veículos elétricos. Para saber mais, clique aqui.

 

  • Tecnologias de autopilotagem e compartilhamento de veículos podem acelerar a implementação dos veículos elétricos e transformar a forma como viajamos. Para saber mais, clique aqui.

 

  • A indústria de veículos elétricos gerará empregos na manufatura de baterias, na infraestrutura de carga e em futuras tecnologias automotivas. Até 2030, a indústria de veículos elétricos será responsável por um ganho líquido de empregos entre 130 mil e 350 mil novos postos de trabalho nos EUA, e entre 600 mil e 1 milhão na Europa. Para saber mais, clique aqui.