Desinformação Climática

Desinformação Climática

Última atualização
29 de outubro de 2025

A gente tá no pico de desinformação climática

afirma Cinthia Leoni, mestre e doutora em Ciência Ambiental e Coordenadora Internacional no podcast Mamilos.

Desinformação climática é diminuir a urgência do combate às mudanças climáticas, dizer que nada mais pode ser feito ou que o ser humano não tem culpa do contínuo aquecimento do planeta Terra. Desinformação climática também está no argumento de que a transição energética justa será financiada pelos combustíveis fósseis – ora, justamente os que alimentam essa crise toda em que estamos. 

Muitas empresas emissoras de gases poluentes e os políticos que lucram com elas não querem que o status quo de exploração dos recursos naturais e humanos recue, e é por isso que te convidamos a estar com os olhos, ouvidos e mente bem abertos. 

Chegamos à Conferência do Clima (COP30) da ONU. Desembarcamos em um espaço de muitos atores, vozes e debates. São esperadas quase 200 delegações, além de representantes de empresas e sociedade civil. Ao todo, cerca de 50 mil pessoas devem estar em Belém de 6 a 21 de novembro. E muita coisa vai ser dita. 

É por isso que o Climainfo se propôs a reunir os principais temas falados sobre desinformação climática neste espaço, para que você consulte sempre que achar estranho uma fala dizendo que “Não tem futuro para uma empresa de petróleo sem exploração”, ou que a “agricultura tropical” é uma solução climática. 

Você também pode recorrer ao nosso Dúvidas do Clima, onde respondemos algumas das perguntas mais frequentes que recebemos em nossas redes sociais. Nossa melhor ferramenta para enfrentar a crise climática é a informação.

Saiba mais

Relacionados

Vídeos

Notícias

Carregar Mais