
- Deve-se adotar tecnologias e o desenvolver medidas de adaptação baseadas em ecossistemas.
- A gestão da bacia hidrográfica e das áreas de açudes – por meio da governança – ajudará na recuperação desses ambientes.
- É urgente aprimorar as políticas públicas e os instrumentos de gestão dos recursos hídricos.
Destaques da aula
A gestão da bacia hidrográfica e das áreas de açudes – por meio da governança – é capaz de ajudar na recuperação de ecossistemas e pode contribuir nos processos de despoluição de rios. Contribui, ainda, para a realização de um trabalho de saneamento rural, permitindo a qualidade de vida das pessoas, e na adoção de medidas de adaptação, consideradas fundamentais pelo autor. Para o sucesso e a implementação efetiva da gestão de recursos hídricos, o envolvimento tanto da sociedade civil quanto dos governos possui alta relevância.
Os extremos climáticos serão cada vez mais comuns, e é urgente aprimorar as políticas públicas e os instrumentos de gestão, dando eficiência à alocação de recursos disponíveis para que sejam investidos naquilo que, de fato, é necessário para evitar as recorrentes crises hídricas que poderão vir.
Diversas tecnologias sociais que existem no Nordeste, como a instalação de cisternas, precisam ser cada vez mais disseminadas, ganhando escala para atender especialmente a população mais vulnerável.