Água no Nordeste: desafios e oportunidades

Esta apostila “Água no Nordeste: desafios e oportunidades” é baseada na aula do biólogo Samuel Barrêto, da The Nature Conservancy, e destaca a importância da adoção de tecnologias e do desenvolvimento de medidas de adaptação baseadas em ecossistemas. As cisternas são uma das alternativas de solução.

Baixar PDF

    Destaques da aula

  • Deve-se adotar tecnologias e o desenvolver medidas de adaptação baseadas em ecossistemas.
  • A gestão da bacia hidrográfica e das áreas de açudes – por meio da governança – ajudará na recuperação desses ambientes.
  • É urgente aprimorar as políticas públicas e os instrumentos de gestão dos recursos hídricos.

A gestão da bacia hidrográfica e das áreas de açudes – por meio da governança –  é capaz de ajudar na recuperação de ecossistemas e pode contribuir nos processos de despoluição de rios. Contribui, ainda, para a realização de um trabalho de saneamento rural, permitindo a qualidade de vida das pessoas, e na adoção de medidas de adaptação, consideradas fundamentais pelo autor. Para o sucesso e a implementação efetiva da gestão de recursos hídricos, o envolvimento tanto da sociedade civil quanto dos governos possui alta relevância.

Os extremos climáticos serão cada vez mais comuns, e é urgente aprimorar as políticas públicas e os instrumentos de gestão, dando eficiência à alocação de recursos disponíveis para que sejam investidos naquilo que, de fato, é necessário para evitar as recorrentes crises hídricas que poderão vir. 

Diversas tecnologias sociais que existem no Nordeste, como a instalação de cisternas, precisam ser cada vez mais disseminadas, ganhando escala para atender especialmente a população mais vulnerável.

Autor(a)s

Samuel Barrêto é gerente nacional de Água da organização The Nature Conservancy (TNC). Inicialmente, coordenou o Movimento Água para São Paulo (MApSP), da TNC. Tem mestrado em Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). É biólogo pela Unesp de Botucatu, com especialização em Limnologia (estudo de água doce). Integra a Aliança Latinoamericana de Fundos de Água e a seção Brasil do Fórum Mundial de Água. Também é membro do Comitê Gestor do Observatório de Governança das Águas (OGA), compõe o GT de Água e o Conselho Consultivo do Movimento + Água da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e é colunista da plataforma Um Só Planeta.
1
Cerrado e as mudanças climáticas
2
Ações de adaptação para enfrentar a emergência climática nas cidades
3
Hidrogênio verde e a transição energética no Brasil
4
Água no Nordeste: desafios e oportunidades
5
Tempo, clima, mudanças climáticas e saúde humana
6
Saúde e a emergência climática
7
Oceanos, clima e os impactos da indústria pesqueira
8
Legislação e mudanças climáticas
9
Oceanos e clima
10
Usos da terra e mudanças ambientais globais
11
Oportunidades de geração e uso do biogás na Amazônia
12
Tecnologias e ferramentas de monitoramento ambiental
13
Mudanças climáticas, REED+ e créditos de carbono
14
Economia do conhecimento da natureza
15
Como catalisar uma economia sustentável com base na bioeconomia

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar