Mudanças climáticas, REED+ e créditos de carbono

Nesta aula, o especialista em REED+, Pedro Soares, fala sobre como é possível trazer soluções criativas para os desafios sociais e ambientais que impactam, principalmente, os povos mais vulneráveis da floresta. Ele explica também o que é REDD+ e uma nova economia de baixo carbono, baseada na valorização dos habitantes da floresta e no uso sustentável dos recursos naturais, e indica como elas podem ser fomentadas na Amazônia.

    Destaques da aula

  • O modelo REED+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal) é um sistema baseado no pagamento por serviços ambientais, cujas práticas estão calcadas na conservação, no manejo sustentável de floresta e no aumento de estoques florestais. Trata-se de uma nova economia de baixo carbono que valoriza os habitantes da floresta e o uso sustentável dos recursos naturais.
  • Uma oportunidade que o modelo REED+ abarca é a de créditos de carbono, mercado atrelado, principalmente, a compromissos corporativos de compensação de emissões de gases de efeito estufa.
  • O Brasil ainda não conta com regulamentações que permitam que o país atenda esta demanda.

Duração

22 min

Professor(a)s

Pedro Soares é gestor ambiental formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e ex-gerente do Programa de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam. Participou de projetos e programas voltados à redução do desmatamento e à valorização dos serviços ambientais na Amazônia. Coliderou a criação do primeiro modelo de “insetting florestal” no Brasil, em parceria com a empresa Natura Cosméticos e a Cooperativa RECA, beneficiando pequenos produtores rurais de Rondônia por meio de um programa de pagamento por serviços ambientais. Participou de projetos e treinamentos relacionados aos temas de desenvolvimento local e de gestão ambiental na Etiópia, em Gana e em Moçambique.

Existem muitas formas de se gerar lucro e desenvolvimento econômico mantendo a floresta em pé. Nesta aula, o gestor ambiental Pedro Soares explica o modelo REED+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal), sistema baseado no pagamento por serviços ambientais, cujas práticas estão baseadas na conservação, no manejo sustentável de floresta e no aumento de estoques florestais. Trata-se de uma nova economia de baixo carbono pautada na valorização dos habitantes da floresta e no uso sustentável dos recursos naturais.

A Amazônia ocupa cerca de 60% do território nacional, porém, gera apenas aproximadamente 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, mesmo com 20% de suas áreas já desmatadas. Esse cenário demonstra como a geração de riqueza não é proporcional ao desmatamento da floresta.

Uma oportunidade que o modelo REED+ abarca é a de créditos de carbono, mercado atrelado, principalmente, a compromissos corporativos de compensação de emissões de gases de efeito estufa. Nessa modalidade, remunera-se os donos de terras pela manutenção da floresta em pé, com base no serviço ambiental prestado. O mercado de créditos de carbono se expandiu muito nos últimos anos, em âmbito global. Contudo, o Brasil ainda não conta com regulamentações que permitam que o país atenda tais demandas. Por isso, o país tem hoje menor representatividade nesse mercado do que outros países com menor área de floresta, como o Peru.

O que já acontece aqui são iniciativas de menor proporção, como um projeto desenvolvido pela Natura, em parceria com o Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e a cooperativa RECA, no qual produtores agroflorestais que já fornecem matérias-primas para a empresa foram cadastrados e tiveram suas propriedades mapeadas. A partir de um monitoramento periódico, eles passaram a ser remunerados não só pelos insumos, mas também pelas áreas preservadas de suas terras, gerando um novo ativo para a comunidade.

1
Cerrado e as mudanças climáticas
2
Ações de adaptação para enfrentar a emergência climática nas cidades
3
Hidrogênio verde e a transição energética no Brasil
4
Água no Nordeste: desafios e oportunidades
5
Tempo, clima, mudanças climáticas e saúde humana
6
Saúde e a emergência climática
7
Oceanos, clima e os impactos da indústria pesqueira
8
Legislação e mudanças climáticas
9
Oceanos e clima
10
Usos da terra e mudanças ambientais globais
11
Oportunidades de geração e uso do biogás na Amazônia
12
Tecnologias e ferramentas de monitoramento ambiental
13
Mudanças climáticas, REED+ e créditos de carbono
14
Economia do conhecimento da natureza
15
Como catalisar uma economia sustentável com base na bioeconomia

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar