- O Brasil possui, em seu território, importantes reservatórios de águas subterrâneas. Essa abundância de reservas hídricas torna o país atraente para muitos setores da economia, especialmente a agroindústria.
- O Brasil é privilegiado por sua posição geográfica. Por estar localizado entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o país possui clima ameno, com muita água e muito sol. É, portanto, a única, entre as cinco maiores nações do mundo, a apresentar tais condições.
- Os quatro países que dividem o topo do ranking territorial com o Brasil são considerados mais desenvolvidos, porém, estão nas chamadas zonas temperadas e, por isso, são mais carentes de recursos naturais. Suas águas congelam.
- As indústrias são responsáveis pelo consumo de 70% da água no planeta.
- A agropecuária brasileira, mantida inclusive pela abundância de recursos hídricos, traz consequências ambientais, como a contaminação do próprio solo com biofertilizantes que, por sua vez, contaminam as águas.
Destaques da aula
Duração
Professor(a)s
Ao pensar em aquífero, no Brasil, é muito comum que as pessoas relacionem a palavra ao Aquífero Guarani, afinal, trata-se de um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, ocupando 1,2 milhão de km² e abrangendo Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, Brasil.
Porém, ele não é o único aquífero do país. O Brasil possui, em seu território, outros importantes reservatórios de águas subterrâneas, como o Cabeças, o Urucuia-Areado, o Furnas, o Alter do Chão e o Serra Geral, entre outros. Essa abundância de reservas hídricas torna o país atraente para muitos setores da economia, especialmente a agroindústria, conforme explica o professor Luciano Henning.
Existem dois diferentes ciclos hidrológicos. O ciclo curto inclui a evaporação e a evapotranspiração – dos animais e das plantas –, a condensação em chuva ou neve, e o escoamento superficial, que vai formar lagos, rios e mares. Trata-se de uma água em constante renovação, que pode demorar segundos, minutos ou anos para voltar à atmosfera.
Já o ciclo longo é aquele em que a água infiltra no solo e vai formar os aquíferos. Os aquíferos são rochas porosas, capazes de armazenar a água em seu longo ciclo e, dessa forma, ela pode demorar até milênios para retornar à superfície. Esta água é chamada de fóssil, pois, durante o período que permanece no subsolo, dissolve os minerais. É essa água subterrânea que movimenta, por exemplo, a indústria da água mineral.
O Brasil é privilegiado por sua posição no globo. Por estar entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, possui um clima ameno, com muita água e muito sol. É a única entre as cinco maiores nações do globo a apresentar tais condições.
Os quatro países que dividem o topo do ranking territorial com o Brasil são considerados mais desenvolvidos, porém, estão nas chamadas zonas temperadas e, por isso, são mais carentes de recursos naturais. Suas águas congelaram, e eles acabaram, por milênios, alicerçando seu desenvolvimento nos combustíveis fósseis.
Diante desse cenário, e considerando que as indústrias são responsáveis pelo consumo de 70% da água no planeta, fica fácil perceber a grande disponibilidade brasileira de recursos hídricos como um fator de relevância na competitividade do país. Um bom exemplo disso é a forte indústria agropecuária que o Brasil possui, cujos produtos são exportados para todo o mundo. Contudo, o que acontece é a transferência de atividades industriais agropecuárias dos países mais desenvolvidos para outros, menos desenvolvidos, mas com mais disponibilidade de recursos hídricos.
Esse movimento traz consequências ambientais, como a contaminação do próprio solo com biofertilizantes que, por sua vez, contaminam as próprias águas. Esse e outros tipos de contaminação, como a decorrente da falta de saneamento, ameaçam exatamente o potencial competitivo da disponibilidade hídrica.
Saiba mais
Fórum das Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental https://fmclimaticas.org.br/quem-somos/
Site Rede Guarani Serra Geral – SC
https://rgsgsc.wordpress.com/
O sul e o protagonismo nas tarifas de energia mais baixas
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-sul-e-o-protagonismo-nas-tarifas-de-energia-mais-baixas/
Ebook “Águas Subterrâneas – Um Patrimônio Catarinense” http://expressao.com.br/ebooks/aguas_subterraneas/mobile/index.html
Documentário Água Vida
https://www.youtube.com/watch?v=xg4AskwW0HY