- Os aspectos cruciais para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza são os seguintes: matriz energética renovável e sustentável e segurança alimentar, além da restauração ambiental.
- Uma das premissas básicas para essas soluções é a necessidade de que sejam construídas de forma coletiva.
- A aplicação da legislação ambiental também é de grande relevância pois, apenas com o cumprimento de normas como as previstas no Código Florestal brasileiro, já seria possível garantir a preservação e/ou recuperação de grandes extensões de terras.
Destaques da aula
Duração
Professor(a)s
As soluções baseadas na natureza são mecanismos voltados para que a sociedade responda de foma eficiente às crises que o planeta enfrenta – crise sanitária, expressa atualmente pela pandemia da COVID-19; crise econômica; e as mudanças climáticas.
Nesta aula, a professora Miriam Prochnow conta como a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) vem desenvolvendo este tipo de solução de forma eficaz. Fundada em 1987, a organização coleciona resultados positivos obtidos por meio da sua atuação no estado de Santa Catarina.
Uma das premissas básicas para essas soluções é a necessidade de que sejam construídas de forma coletiva, envolvendo as comunidades e criando uma sensação de pertencimento para o projeto que esteja sendo desenvolvido. Com o estímulo ao protagonismo popular, ampliam-se as chances de que, por exemplo, uma área ambientalmente restaurada não volte a ser degradada no futuro.
Outros aspectos cruciais para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza são os seguintes: matriz energética renovável e sustentável e segurança alimentar, além da restauração ambiental.
A aplicação da legislação ambiental é de grande relevância pois, apenas com o cumprimento de normas como as previstas no Código Florestal brasileiro, já seria possível garantir a preservação e/ou recuperação de grandes extensões de terras.
Algumas das soluções baseadas na natureza que a Apremavi adota em sua sede são o uso de energia solar, com a instalação de painéis fotovoltaicos no próprio terreno, captação de água da chuva para reaproveitamento nas atividades cotidianas, e a adoção do sistema Ellepot no processo produtivo das mudas comercializadas pela organização – essa modalidade substitui tubetes plásticos, nos quais as mudas são cultivadas, por embalagens de papel que podem ser plantadas junto com as mudas.
Essas e outras iniciativas são implementadas pela Apremavi nos locais onde desenvolve seus projetos, muitas vezes realizados em parceria com empresas. Isso torna as soluções baseadas na natureza um caminho para que a sociedade se una nos processos de mitigação das mudanças climáticas e de restauração ambiental.